R. Coronel Bittencourt, 462 - Centro - Ponta Grossa - PR
Tel: (42) 3238-3040

Aterosclerose

É o nome dado ao processo de deposição de gordura no interior das artérias do organismo.
Trata-se de uma doença insidiosa, que após anos de evolução pode levar ao estreitamento das artérias, reduzindo o fluxo sanguíneo de órgãos como o coração, o cérebro, os intestinos e as pernas.
Este estreitamento ocorre devido ao depósito de gordura denominados placas que se acumulam no seu interior. Nestas placas encontram-se o colesterol constituído por lipoproteínas de baixa densidade (LDL), células musculares lisas, tecido fibroso e, em algumas vezes encontram-se cálcio.
Sintomas
Quando o lento crescimento das placas gera uma obstrução significativa ao fluxo sanguíneo no interior das artérias, os sintomas podem surgir.
As dores podem variar de acordo com o local em que acontece o estreitamento das artérias.
Dor ou desconforto no peito quando o coração não está recebendo sangue ou oxigênio suficiente, falta de ar, e fadiga quando é realizado o esforço físico são sintomas da doença. Dores nas pernas ao caminhar que melhoram com o repouso, queda de pelos nas pernas, pele fria e palidez nos dedos podem indicar comprometimento das artérias que irrigam estes locais.
Outra situação que pode ocorrer é a ruptura de uma placa em crescimento, liberando seu conteúdo para o interior da artéria e ocasionando a formação de um trombo sanguíneo. Desta forma ocorrem os quadros graves, como infarto agudo do miocárdio e o AVC.
Principais Causas
As principais causas da aterosclerose estão relacionadas ao acúmulo de gordura no interior das artérias devido à má alimentação, rica em gordura saturada e pobre em vegetais, o sedentarismo, o hábito de fumar, diabetes, hipertensão arterial e colesterol aumentado.
Tratamento e cuidados após o diagnóstico
O tratamento para aterosclerose consiste em evitar o crescimento das placas de colesterol e melhorar os sintomas.
Poderá ser realizado através da mudança de estilo de vida, prática de exercícios físicos, controle na alimentação e o uso de medicamentos específicos para controle dos níveis de colesterol.
Em casos mais graves, pode ser indicado um procedimento de desobstrução dos vasos sanguíneos, que poderá ser feito por cateterismo e angioplastia ou por cirurgia convencional.
Complicações
As complicações decorrentes da aterosclerose são: Infarto do miocárdio, infarto cerebral (AVC), aneurisma da aorta, doença vascular periférica, encefalopatia isquêmica e até morte súbita.